Mecanismo do Estresse

Entendendo e administrando seu estresse

Qualquer pessoa, hoje em dia está propensa a passar por estresse. Pessoas de qualquer idade, em qualquer lugar, no trabalho ou em casa.  O estresse, ronda nossa mente, trazendo muitos danos a nossa saúde.

A melhor coisa para amenizarmos os sintomas, é saber identificar e conhecer essas situações estressantes, suas reações, para sabermos que atitudes tomar. Técnicas de relaxamento, da respiração diafragmática, que leva maior aporte de oxigênio para o cérebro, são comprovadas para aumentar nossa qualidade de vida e diminuir os sintomas.

Mas nem sempre o estres é ruim. Nem todas as situações estressantes devem ser evitadas, muito pelo contrário! Algumas podem e devem ser desejadas. Vamos pensar em uma situação em que você irá receber um prêmio. Seu coração irá bater mais forte e mais rápido. Seus músculos se tencionarão, e aumenta a temperatura corporal.

Você está feliz, mas suas reações, são de estres, pois são sentimentos antigos, da época dos nossos ancestrais,que lutavam ou fugiam dos predadores. Hoje em dia nossas lutas são outras.Tem um ditado que diz“Somente os mortos não podem reagir o mundo que nos rodeia”O estresse negativo, também tem sua importância, principalmente para nossa proteção. O corpo reage para nos defender a eminência do perigo.

Sem o estresse, estaríamos extintos!Em vista disso, ao invés de aprender a evitar, vamos conhecer o mecanismo e aprender a gerenciar o estresse.Percebemos que uma experiência pode ser boa ou má, mas isso depende de como a pessoa vê, o seu modelo de mundo. Temos como exemplo uma luta de MMA. Eu e você podemos reagir de uma maneira diferente a toda movimentação da luta, dos oponentes e até do resultado, pois cada pessoa enxerga o mundo de várias formas diferentes, estórias e vivências diferentes. Isso acontece porque as crenças, valores e atitudes de cada um, faz toda diferença no processo.

Algumas pessoas, gostam e procuram situações de estresse, como por exemplo, os alpinistas, e eles acham o escalar montanhas estimulantes, mas concordam que a maioria das pessoas, não são assim?As pessoas estão diariamente em busca de duas coisas: segurança e conforto A falta da capacidade de lidar com essas reações, e que causam o estresse. Não estamos preparados para estarmos no controle dessas situações.

Hoje em dia não precisamos lutar com predadores, para correr o risco de se estressar, basta abrir a fatura do cartão de crédito, não é mesmo? Temos a maior quantidade de estresse, nas situações que nós nos sentimos imponentes para controlar, ou alterar a situação.

Para administrar o estresse, você tem que identificar o que está tentando controlar, e para identificar, você tem que perceber as situações do seu dia a dia. Uma vez, que são suas reações, que determinam qual a significância da situação para você, ou seja, quando você sente a tensão.Ex: quando seu chefe te exige algo para fazer, num curto espaço de tempo.

Temos que prestar atenção, nos sinais do seu corpo. Coração acelerado, músculos tensos, são indícios de alguma tensão. Se isso tornar frequente, você pode ter danos na sua saúde. Preste atenção na fadiga, no cansaço, insônia, sentimento de culpa, impaciência, desinteresse por sexo. Isoladamente, esses sintomas podem ter outras causas, mas simultaneamente, pode ser sinal de estresse negativo.Você, se conhecendo melhor, poderá mapear seu estresse.

Tomemos como exemplo, se você identificar algo como sendo a pior coisa que pode te acontecer algum dia.O que sente? Qual grande é seu desespero? Visualize a situação na sua mente.Agora pense nas coisas que te estressam diariamente, alguma coisa na sua lista, é pior que poderia te acontecer?Isso pode te ajudar a separar os fatos das interpretações, e ajudará a administrar o estresse, pois quando surgir essas situações novamente, pense no que poderia fazer para eliminar ou pelo menos diminuir a intensidade do trauma, do seu impacto ou a sua intensidade.Não vejo ninguém chamar as tensões do dia a dia de doença, da mesma maneira, que a dor, é um problema orgânico, a tensão indica um problema com o ambiente.
Se descubra, e viva sem pesos!
Luciene Cury

Luciene Cury

Luciene Cury

Profissional de Educação Física, Técnica de Triatlhon Nível I - CbTri.

Deixe seu comentário

Copyright 2020 © Todos os direitos reservados. LC Treinamento Desportivo.