Álcool e Movimento

O Equilíbrio Entre o Treinar e Brindar!

Não sou uma pessoa de fazer uso de bebidas álcolicas. Não estou aqui para criticar ninguém e nem é um post sobre certo ou errado. Resolvi escrever esse artigo, depois de passar meu dia 01/01 deitada sem forças por conta de um réveillon de excessos. Confesso que esses excessos não são significativos para a maioria da população, a não ser para mim. Fiz a ingestão de no máximo 5 tacinhas de champanhe em cerca de 4 horas de festa. Foi o bastante para eu ficar prostrada no dia seguinte.
Passei o dia pesquisando em artigos científicos e hoje ao sair para treinar vi na pele ,as consequências do meu exagero. Leia bem, “ do meu exagero”. Não estou de maneira nenhuma generalizando.
Citarei de uma forma resumida, alguns malefícios da ingestão de álccol.

– O álcool é um relaxante muscular e interfere na força. Portanto nos treinos mais intensos, ficamos prejudicados nessa valência física.
– A produção de aldeídeo pelo álcool (que é toxico), pode nos deixar mais propensos a fadiga. Isso eu senti na pele com meu treino de hoje.
– Sabe porque vamos mais ao banheiro quando bebemos? O álcool inibe a produção do hormônio antidiurético ADH ( vasopressina). Por isso a vontade de eliminar líquidos é maior depois de ingestão de bebidas alcoólicas, podendo desencadear um processo de desidratação pela perda de líquidos.
– A função renal, fica prejudicada,pois perdemos além de água, eletrolitos pelo suor e urina.
– O fígado tenta eliminar o álcool, e com isso a liberação de glicogênio fica prejudicado. O mecanismo de contração e relaxamento fica prejudicado também.
Se isso já prejudica um altleta amador como eu, imagina quem é focado na performance?

Comemorar é bom, estar entre amigos é melhor ainda mas reveja suas metas e seus objetivos antes de cair em tentação com aquela cervejinha inofensível, com aquele vinho sedutor ou aquela champanhe comemorativa!

Bons treinos

Luciene Cury

Luciene Cury

Luciene Cury

Profissional de Educação Física, Técnica de Triatlhon Nível I - CbTri.

Deixe seu comentário

Copyright 2021 © Todos os direitos reservados. LC Treinamento Desportivo.