Caminho Neural do Emagrecimento

Formações de novos hábitos e o emagrecimento

 O caminho neural do hábito, é o caminho que nos leva consequentemente ao vício! O vício, é uma palavra muito forte, com uma conotação negativa. Existem viciados em cigarros, bebidas e doces, mas saibam, que muitas pessoas são viciadas em comida!O IBGE, em pesquisa recente, afirma que, mais da metade da população mundial, está acima do peso e o mais preocupante nessas pesquisas é que a obesidade atinge 1 em cada 3 crianças a partir dos 5 anos.

Pensem que estamos falando sobre saúde e não sobre aparências.A obesidade, junto com a ansiedade e a depressão, está entre as maiores síndromes do mundo atual. 92% dos casos de obesidade, tem origem emocional e comportamental. Somente 8% tem origem metabólica ou genética. Em relação a influência de fatores genéticos na evolução do ser humano, vimos que, 30% e de origem genética, 20% o meio ambiente e 50% o estilo de vida.

Agora, quantas vezes você já ouviu ou até mesmo, falou coisas do tipo: quando vi, já comi! Eu queria ser mais saudável, ter mais energia. Quem não tem esses problemas, pode até pensar que é besteira, falta de força de vontade. Mas não é!Dentro do nosso cérebro, existe dois sistemas: o racional e o emocional/comportamental.As pessoas com dificuldades para emagrecer, são dominadas pelo sistema emocional. Ele está a toda hora, jogando impulsos emocionais, fazendo que você nem raciocine na hora de comer. Você simplesmente come! Quanto mais estimulamos o sistema emocional, mais o racional fica amortecido.

As escolhas alimentares ficam cada vez mais no piloto automático. As razões emocionais são tão fortes, que causam a reação do “ eu não consigo”.No programa Emagreser03, treinamos o sistema racional de tal forma, que ele irá sobrepor o emocional. As escolhas saudáveis, se tornam automáticas e mais fácil. Vamos trabalhar com técnicas e ferramentas de coach de emagrecimento, e da PNL.O caminho neural do hábito, é como nossos sentimentos se comportam no cérebro, até que se tornem um hábito. Tudo começa com uma pergunta, um pensamento, um gatilho. Sabiam que uma simples pergunta errada, pode levar a comportamentos errados?

Exemplo: você está insatisfeito com sua saúde. A primeira coisa que se pergunta é: porque eu não consigo emagrecer? Uma pergunta negativa, vai gerar um ciclo negativo de respostas. O seu cérebro dará respostas negativas, focando nas suas dificuldades, por exemplo: Eu não consigo emagrecer porque não tenho disciplina, ou porque meu marido não ajuda e até por que eu não sou capaz.

Que tipo de sentimento ele vai gerar? Tristeza, frustração, desanimo, que geram um comportamento. Se seu cérebro dá respostas de tristeza e desanimo, aonde irá tira forças para ir à academia, sair do sofá ou seguir uma dieta? É o famoso “chutar o pau da barraca”. Sentimentos ruins, vão gerar um comportamento ruim. No caso, comer como uma forma de consolo, aconchego, sentado no sofá, sem forças. Com a repetição desse comportamento, isso se tornará um hábito, gerando uma recompensa imediata. Sensação de alivio, fuga, preenchimento.

Depois virá a recompensa tardia, aquela quando você se olha no espelho e dizer: o que fiz comigo? Isso gera mais depressão, tristeza, e você se pergunta novamente a pergunta errada: porque não consigo emagrecer? Você precisa aprender a fazer as perguntas certas. Treinar diariamente, e é isso que fazemos no EmagreSer03.

Aprender a fazer as perguntas certas como: porque eu consigo emagrecer? O cérebro vai achar a resposta, uma solução e alternativas para que isso aconteça. As perguntas positivas, darão esperanças ao cérebro, e o ciclo recomeçará de forma assertiva e encontrará respostas positivas que irão gerar sentimentos positivos. Você terá forças para fazer o comportamento correto até se tornar um hábito! Irá descobrir que o poder está nas perguntas certas, e não nas respostas, assim estará no caminho certo para seu emagrecimento.

Luciene Cury

Luciene Cury

Profissional de Educação Física, Técnica de Triatlhon Nível I - CbTri.

Deixe seu comentário

Copyright 2020 © Todos os direitos reservados. LC Treinamento Desportivo.