Há tempos que médicos, educadores físicos, psicólogos, psiquiatras, orientam e indicam seus pacientes e alunos a buscarem o lado positivo, o lado bom das coisas. A verem o mundo de ‘bons olhos”.
Cultivar bons sentimentos, promover a qualidade de vida, ter pensamentos e atitudes que favoreçam nossa saúde mental, fazem parte de um conjunto de comportamentos que ajudam a melhorar nosso dia. Mas sabendo disso, de todos esses benefícios, o quanto você pratica tudo isso na sua vida?Em um estudo com pessoas longevas, Dr. Juan Hitzig, medico especialista em medicina do idoso e gerontologia na Argentina, constatou em seus estudos que, além de características biológicas e hereditárias, um fator era comum a todas elas.
Suas condutas e atitudes, faziam que essas pessoas vivessem mais e melhor.Esse comportamento, fez com que o médico criasse o Alfabeto Emocional. Ele separou os comportamentos em duas condutas:Conduta “S”, que são sabedoria, serenidade, silêncio, sexo, sono e sorriso. Essas condutas estimulam o organismo a produzir SEROTONINA, que está relacionada a ansiedade, transtornos afetivos e de humor lembrando que a maioria dos remédios antidepressivos, agem aumentando essa substância, no espaço entre um neurônio e outro.Conduta “R” que são a raiva, rancor, repressão e resistência, liberam o CORTIZOL.
Esse hormônio, quando em excesso e constante no organismo acelera o envelhecimento.As Conduta “S” por sua vez, geram Atitudes “A” como aceitação, alegria, amor, amizade, ânimo, apreço e as Condutas “R” geram Atitudes “D” como a depressão, desânimo, desespero, desolação e dor.Viram o quanto é importante termos noção que nossos comportamentos e atitudes, podem influenciar muito na questão de termos uma vida plena, longeva e feliz? Repararam também que seus comportamentos e atitudes, podem estar dificultando seu emagrecimento? No próximo artigo, vou falar das quatros Engrenagens Cerebrais e como elas agem na sua vida e no seu processo de emagrecimento.
Bons Treinos!
Lucien Cury