O Equilíbrio Entre o Treinar e Brindar!
Não sou uma pessoa de fazer uso de bebidas álcolicas. Não estou aqui para criticar ninguém e nem é um post sobre certo ou errado. Resolvi escrever esse artigo, depois de passar meu dia 01/01 deitada sem forças por conta de um réveillon de excessos. Confesso que esses excessos não são significativos para a maioria da população, a não ser para mim. Fiz a ingestão de no máximo 5 tacinhas de champanhe em cerca de 4 horas de festa. Foi o bastante para eu ficar prostrada no dia seguinte.
Passei o dia pesquisando em artigos científicos e hoje ao sair para treinar vi na pele ,as consequências do meu exagero. Leia bem, “ do meu exagero”. Não estou de maneira nenhuma generalizando.
Citarei de uma forma resumida, alguns malefícios da ingestão de álccol.
– O álcool é um relaxante muscular e interfere na força. Portanto nos treinos mais intensos, ficamos prejudicados nessa valência física.
– A produção de aldeídeo pelo álcool (que é toxico), pode nos deixar mais propensos a fadiga. Isso eu senti na pele com meu treino de hoje.
– Sabe porque vamos mais ao banheiro quando bebemos? O álcool inibe a produção do hormônio antidiurético ADH ( vasopressina). Por isso a vontade de eliminar líquidos é maior depois de ingestão de bebidas alcoólicas, podendo desencadear um processo de desidratação pela perda de líquidos.
– A função renal, fica prejudicada,pois perdemos além de água, eletrolitos pelo suor e urina.
– O fígado tenta eliminar o álcool, e com isso a liberação de glicogênio fica prejudicado. O mecanismo de contração e relaxamento fica prejudicado também.
Se isso já prejudica um altleta amador como eu, imagina quem é focado na performance?
Comemorar é bom, estar entre amigos é melhor ainda mas reveja suas metas e seus objetivos antes de cair em tentação com aquela cervejinha inofensível, com aquele vinho sedutor ou aquela champanhe comemorativa!
Bons treinos
Luciene Cury