Práticas de Exercícios Físicos Regulares e Qualidade de Vida

 


Ter saúde é o desejo de todos! Mas o que você necessariamente está fazendo para ser saudável?

Muitas pessoas ficam em uma eterna procura pelo bem estar, mas esquecem de que é uma condição que tem que vir de dentro. Combater maus hábitos, como por exemplo, o fumo e a ingestão excessiva de bebidas alcoólicas, procurar uma alimentação correta, praticar exercícios físicos, que contribui para que o individuo fique mais resistente a doenças com o organismo fortalecido, ter bom humor são condições que nos ajudam a ter melhoria na nossa qualidade de vida. Sabemos que não é apenas acordar de manha e tomar a decisão de “hoje vou mudar minha vida”! Vários fatores nos ajudam ou nos boicotam para que possamos fazer algo de melhor para nós!  Já escutei de tudo que possam imaginar de desculpas e lamentações das pessoas por não praticar exercícios a adotar hábitos saudáveis.

Segundo Lovisolo (1997, p.51) “as pessoas acreditam que fazem as coisas ou agem porque elas seguem uma norma, (lei, regras, hábitos ou costume) ou pretendem alcançar algum objetivo ou finalidade utilitária, ou gostam ou derivam de algum prazer que fazem”.

Por isso muitos procuram a companhia de um amigo, clubes, academias e as assessorias esportivas. Mas antes disso devemos procurar sempre uma orientação médicas e profissionais capacitados para prescreverem treinamentos, sempre respeitando sua individualidade biológica, pois cada individuo apresenta uma necessidade específica.

 Praticar atividades físicas e exercícios físicos sem saber identificar o que realmente quer não contribui para que a prática seja prazerosa e pode virar obrigação. O que para uns, a caminhada ou uma corrida já é o bastante, para outros a pratica de atividades aquáticas é a solução.

Fazer parte de um grupo, pertencer a uma equipe esportiva, faz com que as pessoas fiquem bastante animadas com a possibilidade de melhorarem sua qualidade de vida, condições físicas, fazer amigos, encontrar pessoas que tenham afinidades.

 A prática de atividades físicas melhora entre muitas coisas a eficiência dos pulmões e do coração, maior tonicidade muscular, transformação do peso de gordura em peso muscular por muitas vezes enrijecendo o corpo, sem a perda do peso real. Os efeitos de um treinamento bem orientado vão muito além dessas mudanças físicas e metabólicas, ele pode mudar toda sua perspectiva de vida, ajudando a relaxar a ter uma imagem melhor de si, estabilidade emocional, conseguir tolerar as tensões do dia, melhora da qualidade do sono e reduzindo a fadiga. Essa prática regular de atividade física faz com que nossos músculos usem proporcionalmente mais gorduras que a glicose, mantendo os níveis de glicose sanguíneos mais estáveis diminuindo a fome! Melhora na postura e maior flexibilidade que são fatores fundamentais para nossas atividades diárias. Pensem que quando ficarmos com mais idade nossas funções motoras entrarão em declínio e precisaremos força, flexibilidade e condições aeróbias eficientes para realizarmos nossas funções básicas diárias como amarrar um sapato ou apenas carregar compras de mercado!

Na falta de atividades físicas, o corpo se torna um depósito de estreses e tensões, e não existem canais naturais para que o organismo se livre desses desagrados, e em contrapartida os músculos se tornam fracos e tensos. Muitas vezes o individuo então começa a recorrer a remédios para melhoria do sono e para combater os fatores que levam ao estresses.

O bom seria que a praticássemos atividades físicas por toda vida, mas sabemos que às vezes não é assim, mas por outro lado sempre é possível recuperar o tempo perdido para termos uma vida salutar e muito gratificante, em qualquer idade e com qualquer condição de vida.

Realizar uma caminhada, fazer brincadeiras ao ar livre andar de bicicleta sistematicamente, hábito esse que envolve grandes grupamentos musculares, já seria de grande valia para obtenção de uma vida mais saudável, afastando as emoções negativas e mantendo a oxigenação elevada.

Hoje em dia com toda essa tecnologia repare como estamos nos movimentando menos! Não precisamos levantar para trocarmos o canal da televisão, ligar e desligar o ar condicionado, até bicicletas e skate possuem motor!

Lembre-se que a qualidade de vida está ligada a prática regulares de atividades físicas e somente você poderá fazer algo de melhor para sua vida!

 Caso esteja sem ânimo, experimente se unir a um grupo e pratique atividades físicas. Tenho certeza que isso mudará sua vida de uma forma positiva para sempre!

Abraços

Luciene Cury