Padrão Motor do Movimento e a Volta aos Básico


Vejam essa foto! Menino de 6 anos simplesmente brincando com amigos no dia do seu aniversário. Não é atleta, não faz educativos para corrida, não compete. Apenas brinca. O padrão do movimento está correto para corrida. Uma das fases da corrida é um breve período sem contato com o solo, chamado de fase aérea. Foi nessa fase que a foto tirada.

- O corpo inclinado a frente
- A corrida feita para cima. A perna que vai atras em completa       extensão.
- Frente dos pé com propulsão imediata
- O centro de gravidade alto proporciona a sobrecarga em cima     da musculatura.

Concluímos que, se o Eduardo com 6 anos executa o padrão de movimento da corrida tão corretamente, porque nós, em uma certa fase da nossa vida para corremos de uma forma eficiente para economizarmos energia, temos que treinar essa técnica?
Se voce sair correndo agora e eu, sem que você saiba, for tirar uma foto, sairia com o movimento correto? Provavelmente não. Sabem porque?
Por que nós desaprendemos todo padrão de movimento básico do corpo, por conta de vícios posturais.

Os padrões fundamentais do movimento são classificados em     três tipos:
- Manipulativos: precisão de braços e pernas
- Locomoção: deslocamento do corpo (andar, saltar,correr)
- Equilíbrio: estabilização do corpo. Esse pode ser dinâmico
  (quando caminhamos) ou recuperado (quando saltamos e     caímos em pé)

Nossa vida moderna nos faz a cada dia, ficarmos mais sentados, provocando encurtamentos e desequilíbrios musculares, prejudicando nossa postura. A cada dia, perdemos esses padrões de movimentos, e a causa maior disso é o sedentarismo e o estresse postural. Não andamos distâncias longas a pé. O tempo curto nos faz sempre pegar um táxi ou outro tipo de locomoção. Não nos levantamos mais para trocar o canal da tv e tem pessoas que nasceram sem saber o que é isso. Nossos antepassados não viviam assim.

Estou certa que fica difícil voltarmos atrás, mas podemos nos conscientizar mais a respeito de nossos atos e atitudes em relação a nossa saúde e qualidade de vida.

Movimente-se
Exercite-se
Viva para Sempre!!
Bons Treinos!!

Luciene Cury